segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sou negra!



Negrinha
cabelo duro
sempre lendo
mas sem estudo.
ganho a vida de um jeito simples
sou feirante das 7 as 20.
as 6:30 Metrô lotado
aguenta aperto
CUIDADO TEM TARADO!
Ser eu é ser assim
é andar pelas ruas aguentando 
sem chorar, um ou dois que encistem em me insultar.
Sou negra
Sou negra, sim.
Sou negra de pele escura 
Sou a negra da rua 
Sou a negra considerada sem cultura. 
A sem cultura, adoradora de machado, Caio e Clarisse
Menina pobre que com livros, deixa de lado a droga da mesmice 
A mesma sem cultura 
insiste que ainda hoje vivemos na ditadura
Menina louca, nem disfarça.
Cuidado com a noite! 
A noite não abraça
pois o homem se espreita 
olhar nojento, braços fortes
me amordaça.
a mão que tapa minha boca 
é a mão que me arrasta
leva para o beco 
escuro no gueto
onde o grito rasgado 
diante do desespero, diante desse suor frio suplica por ajuda.
Qualquer uma. Até sepultura
Grito.Suspiro.Soltado.Calado
monstro loco porquê faz isso?
É racional
não é instinto animal 
Tem vontade tem controle 
mas na tv a menina negra 
tem a culpa.
Fazer oque? Aconteceu
Era puta.
de 12 anos
Se fodeu! 
mas quem mando?
Saiu a noite
"escurinha"
quer culpar o homem 
mas quem foi que saiu sozinha?
A mulher branca burguesinha
Diante de tudo causa revolta
a Negra, pretinha
pra quê o escândalo? 
Da próxima vez me faz um favor 
deixa M-O-R-T-A!
Calada eu não fico
Vou pra rua impor meu grito
Sou negra, sim.Caralho!
Sou pobre mas é pra essa porra de governo que vai todo meu salário!
Então eu exijo meu direito
O teu sangue vermelho é o mesmo que corre dentro do meu peito 
LEVANTA SEU MERDA
toma atitude
Não sou objeto
Tenho consciência.Sou juventude.
Sou negra
Sou negra, sim.
Sou mulher
Sou mulher, sim
Desvantagem cultural 
fui estuprada 
por alguém que só por mim é considerado animal
Pra sociedade.Sujeito bonito, empregado e normal
Mal tratada 
Uma vez amordaçada
Agora aqui com a cara lavada 
Dando essa história a tapa
Hoje aos 38
Ainda no meio da noite, sofro.
As vezes caio e cairei de novo.
Não levanto uma vez
Levanto duas, levanto três
Sou negra
Sou negra, sim.
Sou criança
Sou criança, SIM.
Hoje de braços erguidos.Luto 
luto por todas as mulheres
por todas as meninas
por todas as crianças
Hoje luto
Luto por você e luto por MIM.


- Mayara Ferreira

Um comentário: